Dicas Benévolo

Dicas de livros que falam sobre café

Muita gente é apaixonada pelo sabor do café, mas alguns vão ainda mais longe. Não basta gostar de tomar alguns goles, tem gente que quer ir a fundo na história, técnica e degustação da bebida milenar.

Para quem quer aprender mais sobre essa bebida tão importante para o mundo, aqui vão algumas dicas de livros estão aí para ajudar. Confira títulos que qualquer apaixonador por café precisa ter em casa:

  • CAFÉ COM DESIGN (SENAC): Lançamento do Senac São Paulo, o livro busca atrair para seu universo não só os apaixonados por essa bebida, já que o livro traz algumas receitas e dicas de harmonizações clássicas e exóticas que podem ser experimentadas com o café, mas também todos os amantes da arte, da arquitetura, do design e das novas tecnologias.  O título aborda o tema das coffee houses, que já foram lugares privilegiados, onde se reuniam intelectuais e se discutiam as políticas de um país. Sem dúvida, a arquitetura desses ambientes e o design de seus interiores, mesclados ao hábito do consumo de café, foram e continuam a ser os ingredientes básicos dessa magia.

  • CHEFS: CAFÉ (MELHORAMENTOS): Este livro é parte da Coleção Chefs de Gastronomia produzida pelas editoras Melhoramentos e Andreotti. Traz mais de 100 receitas surpreendentes, de grandes chefs, usando o café como o ingrediente que realça os sabores e tempera carnes, peixes, risotos massas, pães, saladas, doces e ainda é uma ótima opção para drinks. Tem ainda um capítulo especial, aonde Isabela Raposeiras ensina o que é o café, do campo à xícara, com dicas de cafés especiais, seu preparo, degustação e como reconhecer bons cafés.

  • RECEITAS COM CAFÉ… BEM SIMPLES (MARCO ZERO): O livro celebra as muitas formas criativas de se utilizar o café na culinária. Os capítulos incluem bolinhos e biscoitos, bolos caseiros, sobremesas, bebidas e até mesmo opções light. O café também é ótimo para realçar o aroma das carnes e fica muito gostoso em várias bebidas e coquetéis. Estas receitas fazem uso de todos os tipos de café: café pronto, essência de café e chicória (disponível on-line ou use essência de café), em pó, granulado e licores de café. São ideias incríveis para utilizar umas das bebidas mais apreciadas no mundo todo.

  • SOU BARISTA (SENAC): A Editora Senac São Paulo e Editora Senac Nacional apresentam mais um volume da Série Sou, uma coleção criada especialmente para atender à demanda de formação de profissionais na área de prestação de serviços. O livro serve tanto àqueles já iniciados na profissão quanto aos que estão apenas começando e promete ser uma fonte rica de ensinamentos sobre a origem do café, sua expansão para o mercado, o surgimento da profissão do barista e as suas técnicas mais essenciais.

  • HISTÓRIA DO CAFÉ (CONTEXTO): Este livro narra a trajetória de aventura e ousadia da mais saborosa e conhecida bebida em todo o mundo – o café. Desde sua descoberta, a Coffea arabica traçou novas rotas comerciais, criou espaços de sociabilidades até então inexistentes, estimulou movimentos revolucionários, inspirou a literatura e a música, desafiou monopólios consagrados e tornou-se o elixir do mundo moderno, consolidando as cafeterias como referência de convívio, debate e lazer. Com charme, elegância e bom humor, a historiadora Ana Luiza Martins conta a trajetória do café, das origens como planta exótica no Oriente à transformação em produto de consumo internacional.